quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As Aranhas e outros bichos

Os bichos estão soltos por aqui hoje.
Primeiro as traças e cupins, depois as formigas e agora as aranhas e os piolhos.

As Aranhas

Alguns reclamaram que as Aranhas ficaram de fora da lembrança.

São uns doces feitos de finas tiras de côco, quase transparentes, cozidas rapidamente numa calda grossa e arrumadas em montinhos com uns confeitos de bolinhas coloridas ou prateadas colocados por cima.

Esta explicação "técnica" tira toda a graça do doce, quem o conheceu não precisa dela e quem não conheceu também não precisa porque não conseguir sentir o prazer que ela desperta.
Levá-lo a boca, morder a tira, "al dente", do côco, apertá-la contra o céu da boca para soltar o açúcar e ..... ficar só com a delícia do côco....

Era assim que eu comia, e vocês?

Os Piolhos
Há uma expressão chamada "piolho na costura", alguém conhece?
É aquele que pela primeira vez aparece na vida da gente materializado sob a forma de irmão.
Pois é, o piolho, irmão da traça, disse que o Sol de Ouro era uma mistura de França e Espanha e não de França e Portugal como eu mencionei.
Bem está feita a ressalva, mas é por estas e outras que fiz outro blog http://www.manamano.wordpress.com/ para discutir relacionamento entre irmãos, que desde Caim e Abel, sabe como é que é...
Beijinho piolho na costura, continue fazendo suas ressalvas que publicarei.

As formigas

As formigas desta vez tomaram conta do sótão. Mas tem algumas que são muito tímidas e não comentaram aqui no espaço, mas as Traças, que não são fáceis foram atrás, descobriram seus formigueiros e de lá trouxeram seus comentários.
As lembranças foram tão doces que merecem ser comentadas aqui:


O SOL DE OURO É UMA DAS MAIS FORTES BOAS LEMBRANÇAS DA JUVENTUDE DE MUITAS GERAÇÕES COMO A MINHA. POUCOS LUGARES MARCARAM TANTO UMA ÉPOCA NO RIO GRANDE. QUE SAUDADES!
MARIA CARMEM


BELEZA ! EMOCIONANTE .
PAULO EDISON

Nossa que delicia Martha!! Comi tudo , com os olhos nas tuas palavras no sabor que me vi mordendo aqueles que foram os meu doces de infância também.Nao se sei de gulosa comi tudo nao sobrou nenhum para contar a historia, mas senti falta das "aranhas" aquela especialidade que me encantava pela sua forma delicada e saborosa. Nunca mais vi nada igual. Eram do mais puro côco e demoravam a se desmanchar.Parabens Martinha tudo lindo! Voltei la no passado! Uma viajem rapida mas gostosa, ainda segui um pouco mais e fui ate a "Casa Couto' onde ganhávamos as famosas" linguas de gato" e aqueles pingos de chocolate com confeitos coloridos.Ah coisa boa reviver e ter muito para contar! Somos previlegiadas por termos em nossas "prateleiras do sotao" tantas lembranças boas!Beijos suzy=